Diversos exercícios de gramática

GRAMÁTICA – DIVERSOS

(Conjunção/colocação pronominal/ crase/ verbos/ vozes verbais)

1) Nas sentenças seguintes, os conectores destacados estabelecem diferentes relações. Identifique essas relações:

I. Pretendo ingressar na Universidade, A FIM DE me qualificar para o trabalho.
II. Pretendo ingressar na Universidade, PORQUE quero ser biólogo.
III. Ingresso na Universidade, OU viajo para o exterior.
IV. Freqüentarei a Universidade, EMBORA more bem distante daqui.
V. Ingressarei nesta Universidade, SE passar no vestibular.

Marque a alternativa que corresponde ao tipo de relação estabelecido, respectivamente, em cada frase:

a) temporalidade, finalidade, adição, condicionalidade, disjunção.
b) condicionalidade, finalidade, adição, disjunção, oposição.
c) finalidade, causalidade, disjunção, disjunção, oposição.
d) causalidade, oposição, finalidade, disjunção,condicionalidade.
e) finalidade, causalidade, disjunção, oposição,condicionalidade.

2) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação.

- Adoeci logo; não me tratei.
- Adoeci; logo não me tratei.

A observação atenta desses períodos permite dizer que:

a) No primeiro, LOGO é um advérbio de tempo; no segundo, uma conjunção causal.
b) No primeiro, LOGO é uma palavra invariável; no segundo, uma palavra variável.
c) No primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; na segunda, com a presença de uma conjunção conclusiva.
d) No primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; na segunda, sem conjunção alguma.
e) No primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica a conseqüência.

3) Em uma de suas ocorrências, no poema "Pneumotórax", a conjunção "e" poderia ser substituída por "mas", sem prejuízo semântico. Essa possibilidade verifica-se em

a) dispnéia, e suores noturnos.
b) trinta e três... trinta e três.
c) Diga trinta e três.
d) pulmão esquerdo e o pulmão direito...
e) ter sido e que não foi.

4) "Muitos resultados são imprevisíveis, MAS os dados já obtidos, diz a pesquisadora, 'sem dúvida permitirão um desenvolvimento extraordinário, TANTO na medicina e na biotecnologia QUANTO na bioinformática'."

Os conectivos em maiúsculo podem ser substituídos, sem alteração do significado, respectivamente, por:
a) porém - não só - mas também
b) entretanto - ora - ora
c) portanto - não só - mas também
d) porque - seja - seja
e) contudo - ora – ora

5) Identifique o valor semântico da conjunção "E" nos períodos a seguir.

I - O poeta nasceu ao final das duas primeiras décadas deste século "E" ainda continua perplexo dentro deste mundo atormentado.
II - As pessoas conviviam com personalidades de todos os matizes "E" aprendiam a lidar com gente boa e gente má.
III - Por amar Fortaleza, o poeta fez-lhe um canto de amor "E" o leu ao receber o título de "Cidadão de Fortaleza".

Assinale a opção cuja seqüência corresponde à relação existente entre as orações dos períodos I, II e III.

a) adição - conclusão - conseqüência;
b) oposição - oposição - adição;
c) adição - conclusão - finalidade;
d) oposição - conclusão - finalidade;
e) adição - conseqüência - explicação.

6) "A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede."  ("O Globo", 09/07/2000)

Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:

a) reafirmar o significado da primeira parte
b) permitir a compreensão interna das duas frases
c) desfazer a ambigüidade de sentido da primeira parte
d) evidenciar uma relação de sentido entre as duas partes.


7) Observe as frases:

1. Não _____ pode _____ calcular o prejuízo causado pelas chuvas. (se)
2. Faça o favor de _____ enviar _____ a carta, sem demora (lhe)

3. De fato, ninguém _____ havia lembrado _____ disso. (o)
4. Ela afirmou que o colega _____ estava molestando _____ (a)

Considerando-se a norma culta da língua, em qualquer dos espaços que se posicionem os elementos colocados entre parênteses, ficam corretas somente:

a) as frases 1 e 3
b) as frases 2 e 4
c) as frases 2 e 3
d) as frases 1 e 2
e) as frases 3 e 4

8) Observe as frases:

1. O mar ficava _____ apenas alguns quilômetros de lá. (a)
2. Chegou de viagem _____ cerca de duas semanas. (há)
3. Parou _____ uns 10 metros longe de mim. (a)
4. Não nos vemos _____ alguns anos. (há)
5. Você sabe daqui _____ quanto tempo o ônibus vai partir? (a)

Com os elementos colocados entre parênteses, ficam corretamente preenchidos os espaços:

a) somente das frases 1, 2 e 4
b) somente das frases 3 e 5
c) somente das frases 2 e 4
d) somente das frases 1, 3 e 5
e) de todas as frases

9) Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses NÃO preenche corretamente as lacunas.

a) O mal-entendido _____ aborreceu demais. (os)
b) Não fiquem preocupados: nós _____ ajudaremos. (lhes)
c) Na verdade, em muito pouco ____ judaríamos. (as)
d) Admiro_____ a dedicação para com o irmão. (lhe)
e) Posso dizer que ainda não __ conheço bem. (a)

10) Escolha a alternativa que completa corretamente o período:

"Marta acaba de receber ____ visita do professor de artes cênicas, que ____ convidou para assistirem ____ peça teatral, em exibição ____ uma semana, ____ poucos metros de sua casa".

a) a, à, à, a, há;
b) a, a, à, há, a;
c) a, a, à, à, a;
d) à, a, a, há, à;
e) a, a, à, a, a.

11) Assinale a alternativa em que o emprego da crase NÃO está correto.

a) É justa a alusão feita às determinações do diretor.
b) Ele age às escondidas, quando outros agem às claras.
c) Refiro-me à várias questões propostas pelo professor.
d) Devido à chuva, não pudemos sair.
e) Os folhetos caíram às centenas das janelas do prédio.

12) A primeira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos indignar-se, afrouxar, caber e extinguir é, respectivamente:

a) Indiguino-me, afroxo, caibo, extínguo.
b) Indigno-me, afrouxo, caibo, extingo.
c) Indigno-me, afróxo, cabo, extínguo.
d) Indiguino-me, afrouxo, cabo, extínguo.
e) Indigno-me, afrouxo, caibo, extínguo.

13) Os católicos normalmente rezam o Pai-Nosso no tratamento VÓS:

Pai nosso, que ESTAIS no céu, santificado seja o VOSSO nome, venha a nós o VOSSO reino, seja feita a VOSSA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DAI hoje, PERDOAI as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXEIS cair em tentação, mas LIVRAI-nos do mal.

Os protestantes normalmente rezam-no, utilizando o tratamento TU:

Pai nosso, que ESTÁS no céu, santificado seja o TEU nome, venha a nós o TEU reino, seja feita a TUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXES cair em tentação, mas LIVRA-nos do mal.

Preencha as lacunas, empregando o tratamento VOCÊ:


Pai nosso, que __________ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos _________ hoje, ___________ as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos ___________ cair em tentação, mas _________-nos do mal.


14) Assinale, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Acostumado ...... dirigir-se ...... alunas e funcionárias em tom deselegante, viu-se sem auxílio ...... vésperas da entrega do relatório.

a) à - à - as
b) a - a - as
c) à - à - as
d) a - à - às
e) a - a - às

15) Quanto ao tempo verbal, é CORRETO afirmar que, no texto abaixo,


João e Maria

Agora eu era herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cawboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e os seus canhões
Guardava o meu bodoque
Ensaiava o rock
Para as matinês (...)

(CHICO BUARQUE DE HOLANDA)

a) a relação cronológica, no primeiro verso, entre o momento da fala e "ser herói" é de anterioridade.
b) o pretérito imperfeito indica um processo concluído num período definido no passado.
c) o pretérito imperfeito é usado para instaurar um mundo imaginário, próprio do universo infantil.
d) o conflito entre a marca do presente - no advérbio "agora" - e a do passado - nos verbos - leva à intemporalidade.
e) o pretérito imperfeito é usado para exprimir cortesia.

16) Dos verbos destacados, só está corretamente empregado o que aparece na frase:

a) A atual administração quer CRESCER a arrecadação do IPTU em 40%.
b) A economia latino-americana se modernizou sem que a estrutura de renda da região ACOMPANHOU as transformações.
c) Se FAZER previsões sobre a situação econômica já era difícil antes das eleições, agora ficou ainda mais complicado.
d) A indústria ficará satisfeita só quando vender metade do estoque e TRANSPOR o obstáculo dos juros.
e) Por mais que os leitores se APROPRIAM de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa.


17) Assinale a alternativa em que todos os verbos estejam empregados de acordo com a norma culta.

a) Você quer, depois de tudo o que me fez, que eu vou ao jantar com sua amiga?
b) Não faz isso, que os meninos estão para chegar e eu ainda não preparei o almoço.
c) Tende dó, meus filhos! Todos nós, pecadores, estamos sujeitos a essas tentações. Tende dó!
d) Quem haveria de dizer que ele pode vim fazer esse conserto sem nenhuma dificuldade?
e) Sai, que esse dinheiro é meu. Não me venha dizer que o viu primeiro.

18) Assinale a opção que contém frase imperativa.

a) Persegue o gado a ousada Luzia.
b) Atalha a rapariga o gado de uma só vez.
c) Não tem vergonha de seu ofício Luzia.
d) Não deixe o gado ganhar a caatinga, Luzia.
e) Posso deixar o gado passar, pai.

19) Numere os parênteses das frases a seguir, de acordo com os números que indicam os aspectos verbais, discriminados a seguir

I. Ação não-realizada
II. Início da ação
III. Repetição da ação
IV. Desenvolvimento da ação
V. Término da ação.

(    ) lsaura ESTAVA TOCANDO, enquanto Álvaro a elogiava.
(    ) O pai de Luzia TORNOU A ELOGIÁ-LA para todos que a viam.
(    ) Helena FICOU DE CANTAR para o conselheiro, mas não teve oportunidade.
(    ) No sertão, Dôra PASSOU A SE PREOCUPAR com luto.

A numeração correta é:
a) II - IV - V - III.
b) IV - II - III - V.
c) III - IV - I - II.
d) IV - III - I - II.
e) II - III - V - IV.

20) Assinale a alternativa ERRADA quanto ao uso da forma verbal.

a) Se ela fizer o trabalho, ficarei livre.
b) Caso você quiser, iremos vê-lo.
c) Quando elas chegarem, avisem-nas.
d) Embora se esforçassem, nada conseguiam.
e) Quanto mais estudava, mais ia aprendendo.


21) Observe o período a seguir.

"Os valores e conceitos ESTÃO tão distorcidos que a fina camada de verniz do comportamento humano se ROMPE com facilidade, revelando que não SOMOS mais do que bípedes primitivos da informática."

A passagem dos verbos destacados para o imperfeito do indicativo torna correta a alternativa

a) estavam - rompia - éramos.
b) estarão - romperá - seremos.
c) estavam - rompeu - éramos.
d) estiveram - rompeu - fomos.
e) estariam - romperiam - seríamos.

22) A sala ficou vazia. Todos os homens se dirigiram para o curral. As mulheres foram depois. Os vaqueiros decidiram, como já era um pouco tarde, que os animais fossem montados de dois em dois.

Transcreva do texto:
1. uma oração sem sujeito.
2. uma oração na voz passiva.


23) Transpondo-se para a voz ativa a frase "Certas questões deveriam estar salvaguardadas pelo poder público", obtém-se a forma verbal

a) deveriam ser salvaguardadas.
b) deveria salvaguardar.
c) haveria de salvaguardar.
d) estariam salvaguardadas.
e) poderia ter salvaguardado.

24) Transpondo a frase "Os danos deveriam ter sido reparados pelo responsável" para a voz ativa, obtém-se a forma verbal........

a) haviam de ser reparados
b) tinha reparado
c) deveria ter reparado
d) devia ter reparado
e) deve ter reparado


25) A frase "Erros foram detectados em todos os setores" está corretamente transposta para a voz passiva pronominal em:

a) Detectou-se erros em todos os setores.
b) Alguém detectou erros em todos os setores.
c) Detectaram-se erros em todos os setores.
d) Foi detectado erros em todos os setores.
e) Detectaram erros em todos os setores.

26) Em "Serão encontrados os verdadeiros culpados." temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a em passiva sintética teremos: ______________________________

27) Em "Seriam enviadas tropas de reforço" temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a numa passiva sintética, teremos: _______________________________

28) Em "O mestre já havia dado as notas" temos uma oração na voz ativa. Transformando-a numa passiva analítica, teremos: "_______________________________"


29) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado:

a) Amores à vista.
b) Referi-me às sem-razões do amor.
c) Desobedeci às limitações sentimentais.
d) Estava meu coração à mercê das paixões.
e) Submeteram o amor à provações difíceis.

30) I - Refiro-me àquilo e não a isto.

II - Sairemos bem cedo, para chegar à tempo de assistir a cerimônia.

III - Dirigiram-se à Sua Excelência e declararam que estão dispostos à cumprir o seu dever e a não permitir a violação da lei.

Quanto ao emprego da crase, assinale:

a) se todas as afirmações estão incorretas.
b) se todas estão corretas.
c) se apenas I está correta.
d) se apenas III está correta.
e) se apenas II está correta.


GABARITO:

1)      e  2) c   3) e   4) a   5) d   6) d   7) b   8) e   9) b  10 b   11) c   12) b
13) Pai nosso, que ESTÁ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXE cair em tentação, mas LIVRE-nos do mal.

14) d  15) c  16) c  17) c   18)d  19) d  20) b  21) a 
22) Resp.:
1. "já era um pouco tarde..." oração sem sujeito

2. "...os animais fossem montados de dois em dois" (voz passiva)
23) b  24) c  25) c 
26) Resp.: Encontrar-se-ão os verdadeiros culpados.

27) Resp.: Enviar-se-iam tropas de reforço.

28) Resp.: As notas já haviam sido dadas pelo mestre.

29) e   30) c

Nenhum comentário:

Postar um comentário