Internet e segurança

INTERNET
 Internet é a interligação das redes de computadores espalhadas pelo mundo. São milhões de máquinas conectadas em casas, empresas, escritórios, hospitais, repartições públicas e outros, com possibilidades de trocar informações.
A Internet possibilita uma ampla variedade de recursos e serviços e com ela temos o ambiente virtual: um novo ambiente de oportunidades para pesquisas, compartilhar arquivos, interagir com pessoas de qualquer parte do mundo, publicar interesses, acessar serviços bancários, realizar compras e etc.


SEGURANÇA:
 Dicas para navegar com segurança pela Internet:

1)    Ao usar um site Home banking ou Internet banking, verifique se a página na qual você está navegando está utilizando o protocolo https://
2)    Observar em seu navegador (Explorer, Google Chrome, Mozzila Firefox, ou outros), a presença de um cadeado ou ícone especial posicionado no rodapé (barra de status) ou junto ao endereço da página quando utilizar sites de bancos. Esses ícones significam que o site possui um certificado de segurança.
3)    Quando for clicar em um link para acessar uma página, posicione o mouse sobre esse link e observe na barra de status (rodapé do navegador), se o endereço corresponde ao site que deseja acessar.
4)    Cuidado com seus e-mails porque mensagens podem conter vírus, programas espiões, fotos indesejadas, propagandas ou links para sites falsos. Isso pode ocorrer de forma proposital, por usuários que objetivam prejudicar outros para obter vantagens ou então de forma não intencional, por usuários ingênuos que repassam e-mails com vírus sem saber. Por isso para sua prevenção:
a)    Mantenha um antivírus instalado e atualizado em seu computador;
b)    Não abra ou salve arquivos (anexos) enviados por estranhos ou não esperados mesmo de pessoas conhecidas;
c)    Uma caixa de e-mails “contaminada por vírus” pode enviar e-mails contaminados sem que o usuário saiba ;
d)    Evite repassar as chamadas “correntes”;
e)    Bancos, órgãos do governo, polícia ou justiça não solicitam informações como senhas ou atualizações de dados ou intimações por e-mails;
f)     Faça “log out” (sair) após utilizar seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário