Vírus e antivírus

O que são vírus?

Como você pode observar, navegar nesse mar de informações que é a Internet nem sempre é seguro, como parece. Um perigo bastante conhecido é o vírus de computador. O vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido com o objetivo de infectar e causar danos ao seu computador ou o prejudicar de alguma forma.

Ele pode fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores ou dispositivos através de diversos meios, como e-mail, download, pen drive, CDs, entre outros.
 Antivírus
Assim como existem os vírus, existem os meios para combatê-los. Nesse momento, você pode contar com o antivírus. Os antivírus são programas especialmente criados e desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

 
Um dos problemas enfrentados na Internet em relação aos vírus é a velocidade com que surgem e se propagam novos vírus. Sendo assim, não basta somente ter instalado um antivírus em seu computador, mas mantê-lo sempre atualizado.

Normalmente, essa atualização é feita automaticamente ou solicitada pelo antivírus, desde que o computador esteja conectado à Internet.

Sintomas de infecção
Você navegou pela Internet, baixou conteúdos, assistiu a vídeos, leu e-mails e utilizou outros recursos e possibilidades que a Internet lhe oferece. No entanto, há alguns dias você notou que seu computador começou a agir de forma estranha, páginas que se abrem sozinhas, pastas que “desaparecem”, o computador reinicia sozinho, mensagens de erros sem motivo aparente, novos ícones “estranhos” entre outros comportamentos. Ao notar um comportamento fora do padrão, muita atenção, pois seu computador pode estar infectado por um vírus.
Existem alguns sintomas que sugerem uma possível infecção do computador: 
Obs: Mesmo que seu computador apresente alguns desses sintomas, pode ser que seja um problema de hardware ou de software, por isso consulte um técnico especializado de sua confiança para verificar as reais causas dos problemas de seu computador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário