Identidade digital

Identidade digital
No "mundo real", utilizamos vários recursos para identificação dos cidadãos: documentos, impressão digital, fotos, etc. No "mundo virtual", também são utilizados recursos para realizar a identificação de usuários, conhecida como "Identidade digital". Como já foi ressaltado nos outros módulos, em vários serviços digitais, utilizamos login e senhas como meio de identificação.
Seja no mundo real ou virtual, sua identidade deve ser preservada.
Na verdade, a identidade digital é uma extensão da vida real, portanto, tem que ser preservada com o mesmo cuidado. Assim como não divulgamos nossos dados pessoais a qualquer pessoa que encontramos na rua, também não divulgar a nossa identidade digital através da Internet.

Cuidados necessários com nossa identidade digital
Nos dias atuais, crianças, jovens e adultos estão cada vez mais envolvidos com as novas tecnologias e, principalmente, com a Internet. Por esse motivo, é fundamental que informações sobre os cuidados necessários com a identidade digital estejam claras para esse público que, muitas vezes, desconhece os perigos e problemas em que pode estar envolvido ou prestes a se envolver.
Além disso, quando o assunto é identidade digital, devemos nos preocupar com a proteção dos dados que colocamos na Internet, já que pessoas mal-intencionadas podem apoderar-se destes dados e utilizá-los de forma indevida.
Aqueles que desconhecem o perigo dessas práticas podem ser vítimas de pessoas que, no ambiente virtual, aparentam ser alguém confiável ou muito diferente do que são na vida real.
Cabe a todos, sobretudo aos pais e educadores, expor os perigos que permeiam as mídias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário