GRAMÁTICA – DIVERSOS
Per.Comp.Coordenação
1) Nas sentenças seguintes, os conectores destacados estabelecem diferentes relações. Identifique essas relações:
I. Pretendo ingressar na Universidade, A FIM DE me qualificar para o trabalho.
II. Pretendo ingressar na Universidade, PORQUE quero ser biólogo.
III. Ingresso na Universidade, OU viajo para o exterior.
IV. Freqüentarei a Universidade, EMBORA more bem distante daqui.
V. Ingressarei nesta Universidade, SE passar no
vestibular.
Marque a alternativa que corresponde ao tipo de relação estabelecido, respectivamente, em cada frase:
a) temporalidade, finalidade, adição, condicionalidade, disjunção.
b) condicionalidade, finalidade, adição, disjunção, oposição.
c) finalidade, causalidade, disjunção, disjunção, oposição.
d) causalidade, oposição, finalidade, disjunção,condicionalidade.
e) finalidade, causalidade, disjunção, oposição,condicionalidade. X
2) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação.
- Adoeci logo; não me tratei.
- Adoeci; logo não me tratei.
A observação atenta desses períodos permite dizer que:
a) No primeiro, LOGO é um advérbio de tempo; no segundo, uma conjunção causal.
b) No primeiro, LOGO é uma palavra invariável; no segundo, uma palavra variável.
c) No primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; na segunda, com a presença de uma conjunção conclusiva. XX
d) No primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; na segunda, sem conjunção alguma.
e) No primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica a conseqüência.
3) Em uma de suas ocorrências, no poema "Pneumotórax", a conjunção "e" poderia ser substituída por "mas", sem prejuízo semântico. Essa possibilidade verifica-se em
a) dispnéia, e suores noturnos.
b) trinta e três... trinta e três.
c) Diga trinta e três.
d) pulmão esquerdo e o pulmão direito...
e) ter sido e que não foi. X
4) "Muitos resultados são imprevisíveis, MAS os dados já obtidos, diz a pesquisadora, 'sem dúvida permitirão um desenvolvimento extraordinário, TANTO na medicina e na biotecnologia QUANTO na bioinformática'."
Os conectivos em maiúsculo podem ser substituídos, sem alteração do significado, respectivamente, por:
a) porém - não só - mas também X
b) entretanto - ora - ora
c) portanto - não só - mas também
d) porque - seja - seja
e) contudo - ora – ora
5) Identifique o valor semântico da conjunção "E" nos períodos a seguir.
I - O poeta nasceu ao final das duas primeiras décadas deste século "E" ainda continua perplexo dentro deste mundo atormentado.
II - As pessoas conviviam com personalidades de todos os matizes "E" aprendiam a lidar com gente boa e gente má.
III - Por amar Fortaleza, o poeta fez-lhe um canto de amor "E" o leu ao receber o título de "Cidadão de Fortaleza".
Assinale a opção cuja seqüência corresponde à relação existente entre as orações dos períodos I, II e III.
a) adição - conclusão - conseqüência;
b) oposição - oposição - adição;
c) adição - conclusão - finalidade;
d) oposição - conclusão - finalidade; X
e) adição - conseqüência - explicação.
6) "A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede."
("O Globo", 09/07/2000)
Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
a) reafirmar o significado da primeira parte
b) permitir a compreensão interna das duas frases
c) desfazer a ambigüidade de sentido da primeira parte
d) evidenciar uma relação de sentido entre as duas partes. X
Colocação Pronominal
7) Observe as frases:
1. Não _____ pode _____ calcular o prejuízo causado pelas chuvas. (se)
2. Faça o favor de _____ enviar _____ a carta, sem demora (lhe)
3. De fato, ninguém _____ havia lembrado _____ disso. (o)
4. Ela afirmou que o colega _____ estava molestando _____ (a)
Considerando-se a norma culta da língua, em qualquer dos espaços que se posicionem os elementos colocados entre parênteses, ficam corretas somente:
a) as frases 1 e 3
b) as frases 2 e 4 X
c) as frases 2 e 3
d) as frases 1 e 2
e) as frases 3 e 4
8) Observe as frases:
1. O mar ficava _____ apenas alguns quilômetros de lá. (a)
2. Chegou de viagem _____ cerca de duas semanas. (há)
3. Parou _____ uns 10 metros longe de mim. (a)
4. Não nos vemos _____ alguns anos. (há)
5. Você sabe daqui _____ quanto tempo o ônibus vai partir? (a)
Com os elementos colocados entre parênteses, ficam corretamente preenchidos os espaços:
a) somente das frases 1, 2 e 4
b) somente das frases 3 e 5
c) somente das frases 2 e 4
d) somente das frases 1, 3 e 5
e) de todas as frases X
9) Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses NÃO preenche corretamente as lacunas.
a) O mal-entendido _____ aborreceu demais. (os)
b) Não fiquem preocupados: nós _____ ajudaremos. (lhes) X
c) Na verdade, em muito pouco ____ judaríamos. (as)
d) Admiro_____ a dedicação para com o irmão. (lhe)
e) Posso dizer que ainda não __ conheço bem. (a)
10) Escolha a alternativa que completa corretamente o período:
"Marta acaba de receber ____ visita do professor de artes cênicas, que ____ convidou para assistirem ____ peça teatral, em exibição ____ uma semana, ____ poucos metros de sua casa".
a) a, à, à, a, há;
b) a, a, à, há, a; x
c) a, a, à, à, a;
d) à, a, a, há, à;
e) a, a, à, a, a.
11) Assinale a alternativa em que o emprego da crase NÃO está correto.
a) É justa a alusão feita às determinações do diretor.
b) Ele age às escondidas, quando outros agem às claras.
c) Refiro-me à várias questões propostas pelo professor. X
d) Devido à chuva, não pudemos sair.
e) Os folhetos caíram às centenas das janelas do prédio.
12) A primeira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos indignar-se, afrouxar, caber e extinguir é, respectivamente:
a) Indiguino-me, afroxo, caibo, extínguo.
b) Indigno-me, afrouxo, caibo, extingo. X
c) Indigno-me, afróxo, cabo, extínguo.
d) Indiguino-me, afrouxo, cabo, extínguo.
e) Indigno-me, afrouxo, caibo, extínguo.
13) Os católicos normalmente rezam o Pai-Nosso no tratamento VÓS:
Pai nosso, que ESTAIS no céu, santificado seja o VOSSO nome, venha a nós o VOSSO reino, seja feita a VOSSA vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos DAI hoje, PERDOAI as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXEIS cair em tentação, mas LIVRAI-nos do mal.
Os protestantes normalmente rezam-no, utilizando o tratamento TU:
Pai nosso, que ESTÁS no céu, santificado seja o TEU nome, venha a nós o TEU reino, seja feita a TUA vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXES cair em tentação, mas LIVRA-nos do mal.
Preencha as lacunas, empregando o tratamento VOCÊ:
Pai nosso, que __________ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos _________ hoje, ___________ as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos ___________ cair em tentação, mas _________-nos do mal.
RESPOSTA:
Pai nosso, que ESTÁ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXE cair em tentação, mas LIVRE-nos do mal.
14) Assinale, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Acostumado ...... dirigir-se ...... alunas e funcionárias em tom deselegante, viu-se sem auxílio ...... vésperas da entrega do relatório.
a) à - à - as
b) a - a - as
c) à - à - as
d) a - à - às x
e) a - a - às
15) Quanto ao tempo verbal, é CORRETO afirmar que, no texto abaixo,
João e Maria
Agora eu era herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cawboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e os seus canhões
Guardava o meu bodoque
Ensaiava o rock
Para as matinês (...)
(CHICO BUARQUE DE HOLANDA)
a) a relação cronológica, no primeiro verso, entre o momento da fala e "ser herói" é de anterioridade.
b) o pretérito imperfeito indica um processo concluído num período definido no passado.
c) o pretérito imperfeito é usado para instaurar um mundo imaginário, próprio do universo infantil. X
d) o conflito entre a marca do presente - no advérbio "agora" - e a do passado - nos verbos - leva à intemporalidade.
e) o pretérito imperfeito é usado para exprimir cortesia.
16) Dos verbos destacados, só está corretamente empregado o que aparece na frase:
a) A atual administração quer CRESCER a arrecadação do IPTU em 40%.
b) A economia latino-americana se modernizou sem que a estrutura de renda da região ACOMPANHOU as transformações.
c) Se FAZER previsões sobre a situação econômica já era difícil antes das eleições, agora ficou ainda mais complicado. X
d) A indústria ficará satisfeita só quando vender metade do estoque e TRANSPOR o obstáculo dos juros.
e) Por mais que os leitores se APROPRIAM de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa.
17) Assinale a alternativa em que todos os verbos estejam empregados de acordo com a norma culta.
a) Você quer, depois de tudo o que me fez, que eu vou ao jantar com sua amiga?
b) Não faz isso, que os meninos estão para chegar e eu ainda não preparei o almoço.
c) Tende dó, meus filhos! Todos nós, pecadores, estamos sujeitos a essas tentações. Tende dó! X
d) Quem haveria de dizer que ele pode vim fazer esse conserto sem nenhuma dificuldade?
e) Sai, que esse dinheiro é meu. Não me venha dizer que o viu primeiro.
18) Assinale a opção que contém frase imperativa.
a) Persegue o gado a ousada Luzia.
b) Atalha a rapariga o gado de uma só vez.
c) Não tem vergonha de seu ofício Luzia.
d) Não deixe o gado ganhar a caatinga, Luzia. X
e) Posso deixar o gado passar, pai.
19) Numere os parênteses das frases a seguir, de acordo com os números que indicam os aspectos verbais, discriminados a seguir
I. Ação não-realizada
II. Início da ação
III. Repetição da ação
IV. Desenvolvimento da ação
V. Término da ação.
( ) lsaura ESTAVA TOCANDO, enquanto Álvaro a elogiava.
( ) O pai de Luzia TORNOU A ELOGIÁ-LA para todos que a viam.
( ) Helena FICOU DE CANTAR para o conselheiro, mas não teve oportunidade.
( ) No sertão, Dôra PASSOU A SE PREOCUPAR com luto.
A numeração correta é:
a) II - IV - V - III.
b) IV - II - III - V.
c) III - IV - I - II.
d) IV - III - I - II. X
e) II - III - V - IV.
20) Assinale a alternativa ERRADA quanto ao uso da forma verbal.
a) Se ela fizer o trabalho, ficarei livre.
b) Caso você quiser, iremos vê-lo. X
c) Quando elas chegarem, avisem-nas.
d) Embora se esforçassem, nada conseguiam.
e) Quanto mais estudava, mais ia aprendendo.
21) Observe o período a seguir.
"Os valores e conceitos ESTÃO tão distorcidos que a fina camada de verniz do comportamento humano se ROMPE com facilidade, revelando que não SOMOS mais do que bípedes primitivos da informática."
A passagem dos verbos destacados para o imperfeito do indicativo torna correta a alternativa
a) estavam - rompia - éramos. X
b) estarão - romperá - seremos.
c) estavam - rompeu - éramos.
d) estiveram - rompeu - fomos.
e) estariam - romperiam - seríamos.
22) A sala ficou vazia. Todos os homens se dirigiram para o curral. As mulheres foram depois. Os vaqueiros decidiram, como já era um pouco tarde, que os animais fossem montados de dois em dois.
Transcreva do texto:
1. uma oração sem sujeito.
2. uma oração na voz passiva.
Resp.:
1. "já era um pouco tarde..." oração sem sujeito
2. "...os animais fossem montados de dois em dois" (voz passiva)
23) Transpondo-se para a voz ativa a frase "Certas questões deveriam estar salvaguardadas pelo poder público", obtém-se a forma verbal
a) deveriam ser salvaguardadas.
b) deveria salvaguardar. X
c) haveria de salvaguardar.
d) estariam salvaguardadas.
e) poderia ter salvaguardado.
24) Transpondo a frase "Os danos deveriam ter sido reparados pelo responsável" para a voz ativa, obtém-se a forma verbal........
a) haviam de ser reparados
b) tinha reparado
c) deveria ter reparado X
d) devia ter reparado
e) deve ter reparado
25) A frase "Erros foram detectados em todos os setores" está corretamente transposta para a voz passiva pronominal em:
a) Detectou-se erros em todos os setores.
b) Alguém detectou erros em todos os setores.
c) Detectaram-se erros em todos os setores. X
d) Foi detectado erros em todos os setores.
e) Detectaram erros em todos os setores.
26) Em "Serão encontrados os verdadeiros culpados." temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a em passiva sintética teremos: ______________________________
Resp.: Encontrar-se-ão os verdadeiros culpados.
27) Em "Seriam enviadas tropas de reforço" temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a numa passiva sintética, teremos: _______________________________
Resp.: Enviar-se-iam tropas de reforço.
28) Em "O mestre já havia dado as notas" temos uma oração na voz ativa. Transformando-a numa passiva analítica, teremos: "_______________________________"
Resp.: As notas já haviam sido dadas pelo mestre.
29) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado:
a) Amores à vista.
b) Referi-me às sem-razões do amor.
c) Desobedeci às limitações sentimentais.
d) Estava meu coração à mercê das paixões.
e) Submeteram o amor à provações difíceis. x
30) I - Refiro-me àquilo e não a isto.
II - Sairemos bem cedo, para chegar à tempo de assistir a cerimônia.
III - Dirigiram-se à Sua Excelência e declararam que estão dispostos à cumprir o seu dever e a não permitir a violação da lei.
Quanto ao emprego da crase, assinale:
a) se todas as afirmações estão incorretas.
b) se todas estão corretas.
c) se apenas I está correta. x
d) se apenas III está correta.
e) se apenas II está correta.
olá adorei o seu blog estou estudando para uma prova e tenho muita dificuldade, e achei essa matéria sensacional, já está com a nova regra ortográfica??
ResponderExcluir