segunda-feira, 17 de maio de 2010

EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

GRAMÁTICA – DIVERSOS



Per.Comp.Coordenação



1) Nas sentenças seguintes, os conectores destacados estabelecem diferentes relações. Identifique essas relações:



I. Pretendo ingressar na Universidade, A FIM DE me qualificar para o trabalho.

II. Pretendo ingressar na Universidade, PORQUE quero ser biólogo.

III. Ingresso na Universidade, OU viajo para o exterior.

IV. Freqüentarei a Universidade, EMBORA more bem distante daqui.

V. Ingressarei nesta Universidade, SE passar no

vestibular.



Marque a alternativa que corresponde ao tipo de relação estabelecido, respectivamente, em cada frase:

a) temporalidade, finalidade, adição, condicionalidade, disjunção.

b) condicionalidade, finalidade, adição, disjunção, oposição.

c) finalidade, causalidade, disjunção, disjunção, oposição.

d) causalidade, oposição, finalidade, disjunção,condicionalidade.

e) finalidade, causalidade, disjunção, oposição,condicionalidade. X



2) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação.



- Adoeci logo; não me tratei.

- Adoeci; logo não me tratei.



A observação atenta desses períodos permite dizer que:

a) No primeiro, LOGO é um advérbio de tempo; no segundo, uma conjunção causal.

b) No primeiro, LOGO é uma palavra invariável; no segundo, uma palavra variável.

c) No primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; na segunda, com a presença de uma conjunção conclusiva. XX

d) No primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; na segunda, sem conjunção alguma.

e) No primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica a conseqüência.



3) Em uma de suas ocorrências, no poema "Pneumotórax", a conjunção "e" poderia ser substituída por "mas", sem prejuízo semântico. Essa possibilidade verifica-se em

a) dispnéia, e suores noturnos.

b) trinta e três... trinta e três.

c) Diga trinta e três.

d) pulmão esquerdo e o pulmão direito...

e) ter sido e que não foi. X



4) "Muitos resultados são imprevisíveis, MAS os dados já obtidos, diz a pesquisadora, 'sem dúvida permitirão um desenvolvimento extraordinário, TANTO na medicina e na biotecnologia QUANTO na bioinformática'."



Os conectivos em maiúsculo podem ser substituídos, sem alteração do significado, respectivamente, por:

a) porém - não só - mas também X

b) entretanto - ora - ora

c) portanto - não só - mas também

d) porque - seja - seja

e) contudo - ora – ora



5) Identifique o valor semântico da conjunção "E" nos períodos a seguir.



I - O poeta nasceu ao final das duas primeiras décadas deste século "E" ainda continua perplexo dentro deste mundo atormentado.

II - As pessoas conviviam com personalidades de todos os matizes "E" aprendiam a lidar com gente boa e gente má.

III - Por amar Fortaleza, o poeta fez-lhe um canto de amor "E" o leu ao receber o título de "Cidadão de Fortaleza".



Assinale a opção cuja seqüência corresponde à relação existente entre as orações dos períodos I, II e III.

a) adição - conclusão - conseqüência;

b) oposição - oposição - adição;

c) adição - conclusão - finalidade;

d) oposição - conclusão - finalidade; X

e) adição - conseqüência - explicação.



6) "A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede."

("O Globo", 09/07/2000)



Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:

a) reafirmar o significado da primeira parte

b) permitir a compreensão interna das duas frases

c) desfazer a ambigüidade de sentido da primeira parte

d) evidenciar uma relação de sentido entre as duas partes. X





Colocação Pronominal



7) Observe as frases:



1. Não _____ pode _____ calcular o prejuízo causado pelas chuvas. (se)



2. Faça o favor de _____ enviar _____ a carta, sem demora (lhe)



3. De fato, ninguém _____ havia lembrado _____ disso. (o)



4. Ela afirmou que o colega _____ estava molestando _____ (a)



Considerando-se a norma culta da língua, em qualquer dos espaços que se posicionem os elementos colocados entre parênteses, ficam corretas somente:

a) as frases 1 e 3

b) as frases 2 e 4 X

c) as frases 2 e 3

d) as frases 1 e 2

e) as frases 3 e 4



8) Observe as frases:



1. O mar ficava _____ apenas alguns quilômetros de lá. (a)



2. Chegou de viagem _____ cerca de duas semanas. (há)



3. Parou _____ uns 10 metros longe de mim. (a)



4. Não nos vemos _____ alguns anos. (há)



5. Você sabe daqui _____ quanto tempo o ônibus vai partir? (a)



Com os elementos colocados entre parênteses, ficam corretamente preenchidos os espaços:

a) somente das frases 1, 2 e 4

b) somente das frases 3 e 5

c) somente das frases 2 e 4

d) somente das frases 1, 3 e 5

e) de todas as frases X



9) Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses NÃO preenche corretamente as lacunas.



a) O mal-entendido _____ aborreceu demais. (os)



b) Não fiquem preocupados: nós _____ ajudaremos. (lhes) X



c) Na verdade, em muito pouco ____ judaríamos. (as)



d) Admiro_____ a dedicação para com o irmão. (lhe)



e) Posso dizer que ainda não __ conheço bem. (a)



10) Escolha a alternativa que completa corretamente o período:



"Marta acaba de receber ____ visita do professor de artes cênicas, que ____ convidou para assistirem ____ peça teatral, em exibição ____ uma semana, ____ poucos metros de sua casa".



a) a, à, à, a, há;

b) a, a, à, há, a; x

c) a, a, à, à, a;

d) à, a, a, há, à;

e) a, a, à, a, a.



11) Assinale a alternativa em que o emprego da crase NÃO está correto.

a) É justa a alusão feita às determinações do diretor.

b) Ele age às escondidas, quando outros agem às claras.

c) Refiro-me à várias questões propostas pelo professor. X

d) Devido à chuva, não pudemos sair.

e) Os folhetos caíram às centenas das janelas do prédio.





12) A primeira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos indignar-se, afrouxar, caber e extinguir é, respectivamente:

a) Indiguino-me, afroxo, caibo, extínguo.

b) Indigno-me, afrouxo, caibo, extingo. X

c) Indigno-me, afróxo, cabo, extínguo.

d) Indiguino-me, afrouxo, cabo, extínguo.

e) Indigno-me, afrouxo, caibo, extínguo.







13) Os católicos normalmente rezam o Pai-Nosso no tratamento VÓS:



Pai nosso, que ESTAIS no céu, santificado seja o VOSSO nome, venha a nós o VOSSO reino, seja feita a VOSSA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DAI hoje, PERDOAI as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXEIS cair em tentação, mas LIVRAI-nos do mal.



Os protestantes normalmente rezam-no, utilizando o tratamento TU:



Pai nosso, que ESTÁS no céu, santificado seja o TEU nome, venha a nós o TEU reino, seja feita a TUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXES cair em tentação, mas LIVRA-nos do mal.



Preencha as lacunas, empregando o tratamento VOCÊ:



Pai nosso, que __________ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos _________ hoje, ___________ as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos ___________ cair em tentação, mas _________-nos do mal.



RESPOSTA:



Pai nosso, que ESTÁ no céu, santificado seja o SEU nome, venha a nós o SEU reino, seja feita a SUA vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos DÁ hoje, PERDOA as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos DEIXE cair em tentação, mas LIVRE-nos do mal.



14) Assinale, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.



Acostumado ...... dirigir-se ...... alunas e funcionárias em tom deselegante, viu-se sem auxílio ...... vésperas da entrega do relatório.



a) à - à - as

b) a - a - as

c) à - à - as

d) a - à - às x

e) a - a - às





15) Quanto ao tempo verbal, é CORRETO afirmar que, no texto abaixo,



João e Maria

Agora eu era herói

E o meu cavalo só falava inglês

A noiva do cawboy

Era você além das outras três

Eu enfrentava os batalhões

Os alemães e os seus canhões

Guardava o meu bodoque

Ensaiava o rock

Para as matinês (...)

(CHICO BUARQUE DE HOLANDA)



a) a relação cronológica, no primeiro verso, entre o momento da fala e "ser herói" é de anterioridade.

b) o pretérito imperfeito indica um processo concluído num período definido no passado.

c) o pretérito imperfeito é usado para instaurar um mundo imaginário, próprio do universo infantil. X

d) o conflito entre a marca do presente - no advérbio "agora" - e a do passado - nos verbos - leva à intemporalidade.

e) o pretérito imperfeito é usado para exprimir cortesia.



16) Dos verbos destacados, só está corretamente empregado o que aparece na frase:

a) A atual administração quer CRESCER a arrecadação do IPTU em 40%.

b) A economia latino-americana se modernizou sem que a estrutura de renda da região ACOMPANHOU as transformações.

c) Se FAZER previsões sobre a situação econômica já era difícil antes das eleições, agora ficou ainda mais complicado. X

d) A indústria ficará satisfeita só quando vender metade do estoque e TRANSPOR o obstáculo dos juros.

e) Por mais que os leitores se APROPRIAM de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa.



17) Assinale a alternativa em que todos os verbos estejam empregados de acordo com a norma culta.

a) Você quer, depois de tudo o que me fez, que eu vou ao jantar com sua amiga?

b) Não faz isso, que os meninos estão para chegar e eu ainda não preparei o almoço.

c) Tende dó, meus filhos! Todos nós, pecadores, estamos sujeitos a essas tentações. Tende dó! X

d) Quem haveria de dizer que ele pode vim fazer esse conserto sem nenhuma dificuldade?

e) Sai, que esse dinheiro é meu. Não me venha dizer que o viu primeiro.



18) Assinale a opção que contém frase imperativa.

a) Persegue o gado a ousada Luzia.

b) Atalha a rapariga o gado de uma só vez.

c) Não tem vergonha de seu ofício Luzia.

d) Não deixe o gado ganhar a caatinga, Luzia. X

e) Posso deixar o gado passar, pai.



19) Numere os parênteses das frases a seguir, de acordo com os números que indicam os aspectos verbais, discriminados a seguir



I. Ação não-realizada

II. Início da ação

III. Repetição da ação

IV. Desenvolvimento da ação

V. Término da ação.



( ) lsaura ESTAVA TOCANDO, enquanto Álvaro a elogiava.

( ) O pai de Luzia TORNOU A ELOGIÁ-LA para todos que a viam.

( ) Helena FICOU DE CANTAR para o conselheiro, mas não teve oportunidade.

( ) No sertão, Dôra PASSOU A SE PREOCUPAR com luto.



A numeração correta é:

a) II - IV - V - III.

b) IV - II - III - V.

c) III - IV - I - II.

d) IV - III - I - II. X

e) II - III - V - IV.



20) Assinale a alternativa ERRADA quanto ao uso da forma verbal.

a) Se ela fizer o trabalho, ficarei livre.

b) Caso você quiser, iremos vê-lo. X

c) Quando elas chegarem, avisem-nas.

d) Embora se esforçassem, nada conseguiam.

e) Quanto mais estudava, mais ia aprendendo.



21) Observe o período a seguir.



"Os valores e conceitos ESTÃO tão distorcidos que a fina camada de verniz do comportamento humano se ROMPE com facilidade, revelando que não SOMOS mais do que bípedes primitivos da informática."



A passagem dos verbos destacados para o imperfeito do indicativo torna correta a alternativa

a) estavam - rompia - éramos. X

b) estarão - romperá - seremos.

c) estavam - rompeu - éramos.

d) estiveram - rompeu - fomos.

e) estariam - romperiam - seríamos.





22) A sala ficou vazia. Todos os homens se dirigiram para o curral. As mulheres foram depois. Os vaqueiros decidiram, como já era um pouco tarde, que os animais fossem montados de dois em dois.



Transcreva do texto:

1. uma oração sem sujeito.

2. uma oração na voz passiva.



Resp.:

1. "já era um pouco tarde..." oração sem sujeito

2. "...os animais fossem montados de dois em dois" (voz passiva)



23) Transpondo-se para a voz ativa a frase "Certas questões deveriam estar salvaguardadas pelo poder público", obtém-se a forma verbal

a) deveriam ser salvaguardadas.

b) deveria salvaguardar. X

c) haveria de salvaguardar.

d) estariam salvaguardadas.

e) poderia ter salvaguardado.



24) Transpondo a frase "Os danos deveriam ter sido reparados pelo responsável" para a voz ativa, obtém-se a forma verbal........



a) haviam de ser reparados

b) tinha reparado

c) deveria ter reparado X

d) devia ter reparado

e) deve ter reparado





25) A frase "Erros foram detectados em todos os setores" está corretamente transposta para a voz passiva pronominal em:

a) Detectou-se erros em todos os setores.

b) Alguém detectou erros em todos os setores.

c) Detectaram-se erros em todos os setores. X

d) Foi detectado erros em todos os setores.

e) Detectaram erros em todos os setores.





26) Em "Serão encontrados os verdadeiros culpados." temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a em passiva sintética teremos: ______________________________

Resp.: Encontrar-se-ão os verdadeiros culpados.



27) Em "Seriam enviadas tropas de reforço" temos uma oração na voz passiva analítica. Transformando-a numa passiva sintética, teremos: _______________________________



Resp.: Enviar-se-iam tropas de reforço.





28) Em "O mestre já havia dado as notas" temos uma oração na voz ativa. Transformando-a numa passiva analítica, teremos: "_______________________________"



Resp.: As notas já haviam sido dadas pelo mestre.



29) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado:

a) Amores à vista.

b) Referi-me às sem-razões do amor.

c) Desobedeci às limitações sentimentais.

d) Estava meu coração à mercê das paixões.

e) Submeteram o amor à provações difíceis. x





30) I - Refiro-me àquilo e não a isto.

II - Sairemos bem cedo, para chegar à tempo de assistir a cerimônia.

III - Dirigiram-se à Sua Excelência e declararam que estão dispostos à cumprir o seu dever e a não permitir a violação da lei.



Quanto ao emprego da crase, assinale:

a) se todas as afirmações estão incorretas.

b) se todas estão corretas.

c) se apenas I está correta. x

d) se apenas III está correta.

e) se apenas II está correta.

Um comentário:

  1. olá adorei o seu blog estou estudando para uma prova e tenho muita dificuldade, e achei essa matéria sensacional, já está com a nova regra ortográfica??

    ResponderExcluir